Tendência: o sincero e o autêntico

Numa eterna busca da perfeição, a vida tornou-se a materialização de uma ilusão e a manipulação da realidade faz da expectativa a verdade. Mas será que editar cada instante da nossa vida nos dá aquilo que procuramos, a paixão e o amor, ou será a autenticidade e a sinceridade o único caminho?

É imemorial o desejo que a espécie humana tem de controlar o intangível e de tudo tem feito para manipular a vida e a existência à percepção que tem da realidade. E atravessando as mutações do planeta e os milénios da humanidade, a realidade tem sido transmitida de geração em geração de forma manipulada, seja pela oralidade, pela escrita, pelo desenho ou pela fotografia.

ALMANAQUE - Tendência - Sincero e Autêntico

O advento da tecnologia possibilitou o controlo imperceptível e os media (nos quais se incluem as redes sociais) difundiram, como nunca antes acontecera, esta visão construída e, em total medida, irreal.

ALMANAQUE - Tendência - Sincero e Autêntico

A ponto de ser difícil, muito difícil, distinguir o verdadeiro do dissimulado, o real da ilusão. E particularmente nesta época, em que o exterior nos chega sobretudo através de imagens e não tanto da nossa própria experiência. Imagens veiculadas pelos meios sociais e pelos indivíduos e, de repente, estamos todos em palco numa peça que está constantemente em cena. É preciso editar discursos, comentários, perguntas e respostas; é preciso editar sorrisos e sentimentos; é preciso editar a vida para que seja perfeita.

E se um instante houve em que as imagens, a palavra e o som cumpriram uma função de reproduzir a realidade tal como era, atingiu-se nos dias de hoje o auge da substituição da vida pela ilusão, como se a beleza das coisas per se se tenha tornado intolerável e inaceitável, recusando-se-lhe a sua própria existência. A dimensão do imaginário foi assumida como a realidade e percepção que se tem desta deu lugar a uma nova estética da “vida”.

ALMANAQUE - Tendência - Sincero e Autêntico

Mas será que esta forma de lidar com a incapacidade de ser Deus tem trazido à humanidade aquilo que mais procura ou, pelo contrário, tem afastado cada um de nós dos atributos essenciais que nos elevam à intangibilidade?

Sem perder de vista a meta do lucro, as marcas já se aperceberam de uma emergente tendência, ainda muito tímida: a tomada de consciência de que editar a realidade não é entusiasmante e que na perfeição construída não reside a paixão nem o amor. É a personalidade de cada um que abre caminho para a verdadeira perfeição e que a chave para tal são a autenticidade e a sinceridade.

ALMANAQUE - Tendência - Sincero e Autêntico

Assiste-se, assim, a grandes marcas mudarem estratégias de comunicação e a veicularem a mensagem dos valores autênticos e sinceros, seja através do apanágio da sua própria história como dos seus produtos/serviços. A passo com a crescente importância que se começa a dar aos valores, as marcas alimentam gradualmente a tendência de se tornarem aspiracionais.

Resta aguardar para descobrir se a tendência ganhará corpo suficiente para, a longo prazo, restaurar à vida o estatuto de realidade.

Fotos ⓒ Direitos Reservados

Leave a comment