‘Perfect Mothers’ na 17.ª Festa do Cinema Francês

Anne Fontaine, madrinha da 17.ª Festa do Cinema Francês, traz-nos ‘Perfect Mothers’ (2013), a história de duas mães, amigas, inseparáveis e confidentes, que se envolvem romanticamente com dois jovens que viram crescer.

ALMANAQUE - Perfect Mothers - Festa do Cinema Francês

Roz (Robin Wright) e Lil (Naomi Watts) cresceram juntas nas praias paradisíacas da Austrália, criando um laço inquebrável que une as suas rotinas e as suas famílias num círculo em que poucos entram.

‘Perfect Mothers’ começa com o funeral do marido de Lil, um momento que marca, desde logo, a passada do filme. À medida que o tempo passa, torna-se claro que os filhos de ambas, Ian (Xavier Samuel) e Tom (James Frecheville) também se tornaram inseparáveis, à imagem de suas mães.

ALMANAQUE - Perfect Mothers - Festa do Cinema Francês

Quando Harold (Ben Mendelsohn), marido de Roz, recebe uma proposta de trabalho em Sidney e assume que a mulher e o filho lhe seguirão os passos sem olharem para trás e tal acaba por não acontecer, a narrativa adensa-se, e os quatro, na ausência de Harold, passam todo o tempo possível juntos. A atracção entre Roz e Ian torna-se, aos poucos, evidente e os dois envolvem-se. Tom vê a mãe sair do quarto de Ian de madrugada e, num momento de vingança, refugia-se em casa de Lil, envolvendo-se também com esta.

ALMANAQUE - Perfect Mothers - Festa do Cinema Francês

Ambas as relações evoluem à sua maneira perante a incredulidade de Roz e Lil, que não sabem o que fazer, deixando-se, contudo, levar pelo carisma do sangue novo que as persegue. A reviravolta nestas vidas pouco convencionais acontece quando Tom parte para Sidney, graças ao pai, pra encenar uma peça. Talvez porque a relação deste e de Lil não se debruça sobre os mesmos pilares que a de Ian e Roz, Tom envolve-se com a actriz principal, assumindo-a como namorada.

ALMANAQUE - Perfect Mothers - Festa do Cinema Francês

Depois de uma decisão final de Roz de quebrar também a sua relação com o filho da sua melhor amiga, as vidas dos jovens tomam o rumo que qualquer mãe deseja: namorar alguém com idade similar, casar e ter filhos. Tom casa-se, ao passo que Ian, ainda que encontre também um par para a vida, mantém o ressentimento pelo término da relação com Roz e, anos mais tarde, revela mais a todos do que deveria, expondo verdades, traições e segredos que pensou manter para sempre.

Fotos (c) Festa do Cinema Francês

Leave a comment