IndieLisboa 2017 — viagem ao género que se fundiu com o público

Eis-nos de regresso a mais uma edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente. De edição para edição, a expectativa é sempre grande: saber o programa das competições nacional e internacional, conciliar a nossa agenda com o calendário do festival, conhecer filmes de novos e jovens cineastas, aplaudir os homenageados.

Na sua 14.ª edição, o IndieLisboa compõe-se de várias secções, umas de cariz competitivo, outras são retrospectivas e mostras: Silvestre, Novíssimos, IndieJúnior, IndieMusic, Herói Independente, Director’s Cut, Boca do Inferno e Sessões Especiais. De 3 a 14 de Maio, haverá projecções no Cinema São Jorge, na Culturgest, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e no Cineteatro Capitólio.

ALMANAQUE - IndieLisboa 2017

Como vem sendo apanágio do IndieLisboa, em todas as edições são celebradas as carreiras de cineastas de peso e este ano os homenageados são o francês Paul Vecchiali e o norte-americano Jem Cohen. Colaborador da revista Cahiers du Cinéma, Vecchiali tem um percurso de mais de 50 anos, e da sua vasta filmografia serão exibidos 16 filmes, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Quanto a Cohen, poderemos assistir a uma selecção de 14 filmes deste realizador e artista multidisciplinar. Os dois cineastas assistirão em pessoa às retrospectivas propostas, onde partilharão com o público as suas opiniões e considerações.

A abrir as hostilidades esteve Teresa Villaverde e o seu ‘Colo’, que teve estreia na Berlinale – Festival de Cinema de Berlim, a sétima longa-metragem da realizadora. A encerrar o festival, teremos ‘I Am Not Your Negro’, um filme-manifesto construído por Raoul Peck a partir de textos de James Baldwin, uma espécie de apelo à reflexão sobre os tempos que vivemos, segundo Mafalda Melo, uma das programadoras do IndieLisboa.

ALMANAQUE - IndieLisboa 2017

Em paralelo com as secções do festival decorrem outras actividades que complementam e reforçam este grande evento e que se inserem em diferentes âmbitos: IndiebyNight, Lisbon Talks – Universidade Lusófona, actividades do IndieJúnior e actividades promovidas pelos parceiros, Portugal Filme – Lisbon Screening, Fundo de Apoio ao Cinema e o Serviço Educativo do Cineclube IndieLisboa.

ALMANAQUE - IndieLisboa 2017

Mais uma edição de peso à qual não nos atreveremos a faltar.

Imagens ⓒ Direitos Reservados

Leave a comment