Chá, meu amor: o Chá da Páscoa da Casa de Cafés Solposto

No mundo encantado do chá é regra d’ouro lançar uma mistura nova para celebrar datas de grande relevância ou eventos marcantes, como as festividades religiosas ou as estações do ano. Carregada de simbolismo e de referências a tantas culturas, a Páscoa é também ela assinalada desta forma.

ALMANAQUE - Chá da Páscoa - Casa de Cafés Solposto

Mais do que no Natal, esta quadra reúne num único evento a celebração de tradições associadas a momentos de grande significado para a humanidade em diferentes eras, sociedades, culturas e religiões: a ressurreição de Cristo, o Êxodo, o equinócio da Primavera e o florescimento da natureza, a esperança de boas colheitas.

E o Chá da Páscoa da Casa de Cafés Solposto parece ser a bebida que melhor transporta os elementos de cada uma das diferentes tradições. A começar pelo facto de ser uma infusão de ervas, de flores e de frutas, a lembrar-nos os campos coloridos que nascem com a Primavera, e depois pela sua cor de um cereja escuro que seduz e que é quase-quase o escarlate da Paixão de Cristo.

ALMANAQUE - Chá da Páscoa - Casa de Cafés Solposto

Este Chá da Páscoa compõe-se de hibisco, erva-príncipe, lúcia-lima, folhas de amora preta, maçã, papaia, cenoura, limão e laranja. É uma infusão que acompanha com dignidade a imponência do chocolate e de qualquer bolo de robusta doçura que se sirva aos lanches, pois devolve ao palato a necessidade de algo doce para aplacar a sua acidez acentuada, característica de todas as misturas (com ou sem teína) que contenham hibisco e/ou frutos vermelhos ou citrinos.

Apesar de ser frutado e floral e de não conter teína, a presença de tantos elementos per se ácidos resulta num desequilíbrio que torna a mistura demasiado intrusiva. Recomenda-se, pois, que se prepare a infusão num recipiente e se sirva noutro bule, evitando que a bebida se torne demasiado escura e, consequentemente, demasiado ácida. Não obstante e tomada esta precaução, o Chá da Páscoa é uma companhia para os dias que se avizinham.

Fotos Colectivo 71.86

Leave a comment