Casa Modesta: o coração de uma família é assim

Diz quem sabe que os avós são um tesouro que devemos guardar com todas as forças até a vida nos escapar das mãos, por isso não é de estranhar que esta Casa Modesta honre essa memória encantada e nos convide a visitar cada um dos seus recantos.

ALMANAQUE - Casa Modesta - Arquitectura

Instalada no Algarve, mais propriamente no coração do Parque Natural da Ria Formosa, uma das sete maravilhas de Portugal, a Casa Modesta ergue-se em paredes brancas em honra de Modesta Maria, mãe do proprietário Carlos Fernandes, que cresceu nesta casa nos anos 40 construída pelo seu avô, um pescador com todas as letras.

Como em família se está muito bem, o projecto arquitectónico da Casa Modesta foi desenvolvido por Vânia Fernandes, irmã de Carlos, com o seu estúdio PAr, vencedor de alguns prémios na área ao longo dos anos. O conceito traduz-se em manter o espírito tradicional da própria casa, juntando-lhe traços contemporâneos. Não esqueçamos que estas linhas ditas simples e em contraste com a terra que as sustêm são típicas da região, onde a calmaria e a tranquilidade se fazem ouvir bem alto.

ALMANAQUE - Casa Modesta - Arquitectura

Dividida em dois volumes distintos, a Casa Modesta oferece nove suites com vistas para o mar e pátios intimistas que convidam ao ócio até a noite se fazer sentir. Os interiores ficaram a cargo de Albio Nascimento e Kathi Stertzig, do The Home Project Design Studio, em que a estética minimalista se mantém e estende e desdobra em tons neutros que remetem para um paraíso tão pacífico quanto poderíamos imaginar.

ALMANAQUE - Casa Modesta - Arquitectura

Se chegaram ao Algarve e, mais propriamente, à Casa Modesta, não se livram de fazer o que fazem os locais: observar as aves que migram e todos os destinos longínquos que transportam com elas, ler as estrelas como só aqui é possível, amassar o pão como se fazia antigamente, entre outras actividades que ficam indelevelmente no coração.

ALMANAQUE - Casa Modesta - Arquitectura

ALMANAQUE - Casa Modesta - Arquitectura

Há, em todo o lado, um #preâmbulo em cada projecto que nasce, renasce e se transforma com a delicadeza de quem não quer deixar fugir um legado e com a força de uma casa de família.

Fotos ⓒ João Carmo Simões

Leave a comment